Notícias/  Brasil

Sinopense é destaque nacional por reconstituir rosto da Santa Maria Madalena

É a segunda vez que o designer Cícero Moraes é destaque em programa. Seu primeiro trabalho foi a reconstituição de Santo Antônio.

Da Redação - Julia Munhoz

20/07/15 às 11:14 / Atualizada: 20/07/15 às 11:28

Imprimir Enviar para um amigo
Sinopense é destaque nacional por reconstituir rosto da Santa Maria Madalena

A santa é uma dos figuras mais emblemáticas da Igreja Católica.

Foto: Reprodução

O designer sinopense Cícero Moraes foi um dos destaques do programa Fantástico, da TV Globo, deste domingo (19), junto com o especialista em Odontologia Legal, Paulo Miamoto. Eles fizeram a reconstituição do rosto da Santa Maria Madalena. Uma dos figuras mais emblemáticas da Igreja Católica.

A reconstituição foi possível a partir de um crânio preservado na França, que seria da santa, guardado na basílica de Santa Maria Madalena, a 800 quilômetros de Paris. A história da santa pecadora foi retratada por pintores de todas as épocas e de inúmeras maneiras.

Conforme a reportagem do Fantástico, a ideia de fazer a reconstituição partiu do professor José Luís, do Ceará. Ele assistiu uma reportagem sobre a reconstituição de Santo Antônio, feita pelo designer sinopense.
“Eu vi que era possível. Eu disse: por que não tentar ver o rosto daquela que viu Jesus ressuscitado pela primeira vez?”, conta José Luís Lira, especialista em Santos Católicos, em entrevista ao Fantástico. 

Paulo Miamoto foi responsável por fazer toda a análise do crânio. “Eu fiz algumas análises para o sexo e realmente o crânio tem características femininas. E a análise também para ancestralidade. Então tem algumas características neste crânio que são compatíveis com as pessoas brancas. Por exemplo, é o nariz. Os ossos do nariz estão projetados. Nós percebemos que essa pontinha dá um nariz arrebitado característico das pessoas brancas. Esses pontos indicam a profundidade dos tecidos moles das pessoas que são mulheres, brancas e adultas”.

E o designer sinopense ficou responsável pela reconstituição. O rosto de Maria Madalena feito pelos brasileiros será apresentado aos franceses, na próxima quarta-feira (22 de julho), dia da Santa.

“Depois que nós colocamos a malha sem cor, nós tivemos que fazer uma pintura digital, essa pintura digital nos trouxe o aspecto que seria a face dela. Depois que nós finalizamos a face básica foi que a gente inseriu os cabelos e colocamos a indumentária, a roupa dela”, explica o designer Cícero Moraes.

*Com informações G1/Globo
Imprimir Enviar para um amigo

0  comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Nova Edição. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Nova Edição poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet