Notícias/  Saúde

Período de chuva contribuí para proliferação de caramujos; saiba como eliminá-los

Da redação - Anderson Hentges

04/12/18 às 09:41 / Atualizada: 04/12/18 às 09:46

Imprimir Enviar para um amigo
Período de chuva contribuí para proliferação de caramujos; saiba como eliminá-los

Veterinário explica como eliminar os caramujos

Com o período de chuva a umidade do ar aumenta, bem como as vegetações, o que torna a reprodução de caramujos mais frequente. Isso é preocupante, principalmente devido as doenças que esse molusco pode transmitir.

As principais doenças causadas pelo caramujo são a esquistossomose ou simplesmente barriga d'água, meningite eosinofílica e a estrongiloidíase.

A contaminação com as doenças causadas pelo caramujo podem acontecer ao ingerir sua carne mal cozida, entrar em contato direto com suas secreções, já que elas estão repletas de parasitas, ou comer alimentos contaminados com estas secreções. No caso da esquistossomose, a pessoa pode não ter nenhum contato direto com o caramujo mas ao entrar em águas poluídas, pode ser infectado, desenvolvendo vermes intestinais.

Conforme o veterinário Joacir de Jesus, os caramujos não são oriundos do Brasil, além disso são hermafroditas e se auto fecundam. "Eles se multiplicam acentuadamente, cada indivíduo pode botar de 40 a 500 ovos", explica.

Conforme o veterinário, deve haver um cuidado na eliminação desse molusco. Joacir orienta que eles não podem ser esmagados e sim capturados e enterrados. "Em primeiro lugar usar luvas, pegá-los e colocá-los em um buraco com cal e em seguida jogar terra em cima".

Além disso, Joacir afirma que em últimos casos pode se jogar sal neles, já que o líquido que os caramujos soltam são prejudiciais para a saúde. "Você pode ter animais domésticos que podem ingerir, até morrer, podem ter crianças que também podem ingerir", conclui.


 
Imprimir Enviar para um amigo

0  comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Nova Edição. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Nova Edição poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet