Notícias/  Política

Botelho quer reeleição; Maluf e Nininho se movimentam e Janaina também é cotada

RD News

10/10/18 às 13:37

Imprimir Enviar para um amigo
Botelho quer reeleição; Maluf e Nininho se movimentam e Janaina também é cotada

Foto: RD News

Embora a eleição para Mesa Diretora da Assembleia seja somente em 1º de fevereiro de 2019, quando inicia a 5ª Sessão Legislativa Ordinária da 19ª Legislatura, que contará com 14 novos deputados estaduais, as articulações para presidência já estão em andamento.

O atual presidente Eduardo Botelho (DEM) almeja a reeleição, enquanto Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), também se movimentam nos bastidores pelo cargo.

Outro nome que surge no cenário das articulações é de Janaina Riva (MDB). O fato de ter sido a mais votada nas eleições de domingo, com 51.546 votos, credencia a emedebista para presidir a Assembleia.

Reeleito, Botelho admite o desejo de buscar renovar seu cargo de presidente. Entretanto, lembra que precisa dialogar com os novos deputados e que considera prematura qualquer articulação para as eleições da Mesa Diretora.

“Ainda é cedo. A eleição acontece somente em fevereiro e precisamos aguardar os novos deputados que estarão chegando na Casa. Sem dúvida, estou credenciado para continuar na presidência, mas ainda não chegou o momento de começar esse debate. Temos outras pautas para debater”, declarou Botelho após a sessão ordinária dessa terça (9).

Já Maluf, que presidiu a Assembleia entre 2015 e 2017 e atualmente é o primeiro-secretário, responsável pela ordenação de despesas, também cogita voltar ao cargo. O tucano se movimenta discretamente, mas também tem dialogando com os colegas neste sentido.

Nininho já foi primeiro-secretário, atualmente comanda a Segunda-Secretaria e também projeta assumir a presidência. A exemplo de Maluf, o social-democrata também se movimenta com discrição na tentativa de viabilizar o projeto.

Tanto Maluf quanto Nininho foram reeleitos para novo mandato. Por isso, acreditam que estão legitimados para almejar o comando do Poder Legislativo.

Janaina trata a questão da Mesa Diretora com bastante cautela apesar de não descartar a possibilidade de concorrer. Ocorre que seu pai José Riva se alternou entre os cargos de presidente e primeiro-secretário durante 20 anos e deixou a vida pública com complicações perante a Justiça, o que causava receio na emedebista em ser vinculada com a trajetória paterna caso almejasse o cargo ao longo do seu primeiro mandato.
 
Hoje, Janaina considera a questão superada. Mesmo assim, pontua que eventual candidatura à presidência deve ser avalizada primeiramente pelos correligionários Doutor João e Thiago Silva que assumem no ano que vem e por um grupo sólido de deputados estaduais.

“Entrei na Assembleia como a filha do Riva e hoje sou a deputada Janaina. Meu trabalho possibilitou isso. Com muito trabalho, ampliei minha votação. Posso buscar espaço a Mesa Diretora, mas não existe candidatura individual nem presidente de um voto só. Tudo depende do diálogo e aval dos demais colegas”, pondera Janaina, ressaltando que a alternância de poder é salutar para a democracia interna.

Além de Botelho, a atual Mesa Diretora tem Gilmar Fabris (PSD) como primeiro-vice e Max Russi (PSB) na Segunda-Vice-Presidência. Maluf é o primeiro-secretário e Nininho, o segundo. A Terceira e Quarta Secretaria são ocupadas por Baiano Filho (sem partido) e Silvano Amaral (MDB).

Fabris foi impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguarda julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seus votos sejam descongelados, garantindo novo mandato a partir de 2019. Baiano Filho desistiu da reeleição e Silvano não conseguiu êxito nas urnas neste ano e ficou na suplência.
 
 
 
Imprimir Enviar para um amigo

0  comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Nova Edição. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Nova Edição poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
 
Sitevip Internet