Notícias/  Polícia

PRF e Ibama fiscalizam emissões veiculares e dois veículos são flagrados com Arla adulterado

O Ibama aplicou cerca de R$ 5.000,00 em multas nos veículos, pelas infrações administrativas ambientais.

Da Redação - Gabriela Gonçalves

24/09/15 às 13:38 / Atualizada: 24/09/15 às 13:58

Imprimir Enviar para um amigo
Em ação conjunta com o Ibama, a 6ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nesta quarta-feira (23), em Sorriso, uma operação de fiscalização de emissões veiculares. Durante a abordagem, era verificado o uso do Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo (Arla 32).  O uso do Arla 32 é obrigatório para os veículos movidos a diesel, fabricados a partir de 2012, para adequação aos níveis de emissões de gases permitidos pela legislação ambiental.

Na fiscalização, dois bitrens foram flagrados utilizando a substância adulterada, ambos carregados de Calcário. O Ibama aplicou cerca de R$ 5.000,00 em multas nos veículos, pelas infrações administrativas ambientais. As ocorrências também foram encaminhadas à Polícia Civil de Sorriso, para apuração do crime ambiental de poluição. Os envolvidos estão sujeitos à pena de prisão.

Mato Grosso é o quarto Estado onde a PRF e o IBAMA realizam este tipo de fiscalização. De acordo com o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF, Héber Araújo Bezerra, os equipamentos estão em fase de testes e, se aprovados, serão adquiridos e distribuídos a todas as delegacias da Polícia Rodoviária Federal.

“Atualmente estamos testando os equipamentos para aquisição de um modelo mais adequado. O modelo que usamos nesta quarta-feira também será empregado em outros delegacias de Mato Grosso, nas próximas semanas. Depois da definição do mais adequado, testado em outros Estados também, será adquirida uma grande quantidade e a fiscalização passará a ser rotineira”.
 
Arla 32
O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada. Atua nos sistemas de exaustão como agente redutor de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). ARLA 32 é uma solução não inflamável, não tóxica, não perigosa e não explosiva e, portanto, muito segura. Não é nocivo ao meio ambiente e está classificado na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco.

*Com informações da PRF
Imprimir Enviar para um amigo

0  comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Nova Edição. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Nova Edição poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet