Notícias/  Cidades

Laudo aponta que piloto perdeu controle por suposto excesso de peso

Da Redação - Anderson Hentges

10/01/18 às 10:25 / Atualizada: 10/01/18 às 10:28

Imprimir Enviar para um amigo
Laudo aponta que piloto perdeu controle por suposto excesso de peso

Foto: Divulgação

O relatório final simplificado do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), sobre o acidente com um avião agrícola modelo AT-502B, na fazenda Santa Anastácia em Sorriso no mês de setembro, que vitimou o piloto Maurício Seger, 39 anos e Dari Lorival Zimmermann, de 44, passageiro, aponta que um suposto excesso de peso contribuiu para o acidente.

De acordo com o documento, considerando o peso do piloto e passageiro, 89 e 119 kg respectivamente, além do peso dos produtos, a aeronave decolou com 3,2 mil kg e segundo o manual da aeronave o limite máximo para a decolagem é de 3,6 mil kg.

Ao iniciar a subida após a pulverização sobre a mata e a pista da fazenda, Maurício foi realizar uma curva, porém, perdeu  o controle e caiu. Ambos morreram na hora e a aeronave ficou destruída.

Dari estava sentado no compartimento elétrico, que fica na lateral direita da cabine ao lado do assento do piloto, conforme relatado por alguns operadores, o giro de asa para a esquerda pode tê-lo levado a cair sobre o Maurício, comprometendo a atuação nos comandos de voo para uma efetiva recuperação de controle da aeronave. 
 
Contudo, os laudos mostram que os registros na Caderneta de Célula da aeronave e sua licença e habilitações evidenciam qualificação e experiência compatíveis para o tipo de voo realizado. Os serviços de manutenção foram considerados periódicos e adequados. Exames na amostra de combustível demonstraram que  estava de acordo com a sua especificação, não sendo encontrados indícios de contaminação. O exame do motor indicou funcionamento normal, com desenvolvimento de potência elevada, no momento em que a aeronave colidiu contra o solo.
Imprimir Enviar para um amigo

0  comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Nova Edição. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Nova Edição poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
 
Sitevip Internet