Notícias/  Saúde

Cerca de 400 pessoas recebem consulta gratuita de dermatologistas durante ação

Da Redação - Anderson Hentges

06/12/17 às 16:18 / Atualizada: 06/12/17 às 16:29

Imprimir Enviar para um amigo
Cerca de 400 pessoas recebem consulta gratuita de dermatologistas durante ação

Foto: Fernanda Herrmann

Aproximadamente 400 pessoas participaram da ação desenvolvida por dermatologistas de Sinop em parceria com alunos do curso de medicina da UFMT, no último sábado (2). Sete profissionais e 20 acadêmicos contribuíram no diagnóstico gratuito de 45 casos de câncer de pele e 5 suspeitas de melanoma.

Conforme o coordenador da Campanha Dezembro Laranja e dermatologista em Sinop, Carlos Alberto Bruno, os resultados foram surpreendentes. "A campanha foi um sucesso. Diagnosticamos 45 casos suspeitos de câncer de pele e 60 lesões pré cancerosas, além de 5 casos suspeitos de melanoma, tipo mais temido da doença", conta.

Os atendimentos foram realizados entre às 8 e 15h, sem pausa para almoço. Antes de passarem pela consulta, os pacientes assistiam uma palestra sobre cuidados ideais para a pele. A ação foi realizada com o intuito da conscientização, visto que no Brasil 176 mil novos casos  são registrados ao ano. "O Dezembro Laranja é uma forma de chamar a atenção para o problema e conscientizar a população sobre os cuidados necessários", explica Carlos Alberto.

Com o diagnóstico em mãos, os pacientes foram encaminhados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para biópsia e tratamento adequado. "Consultar com um especialista na rede pública nem sempre é fácil, as filas de espera são longas, e no sistema privado pode custar mais do que as pessoas podem pagar. A campanha oferece um atendimento de qualidade e ágil, possibilitando tratamento para todos", conta a dermatologista voluntária da campanha, Maria Cecília Bruno.

Dezembro Laranja
Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização, este ano o tema é “Se exponha, mas não se queime”. (Com assessoria)
Imprimir Enviar para um amigo

0  comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Nova Edição. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Nova Edição poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
 
Sitevip Internet